“Fazer o mesmo a todo o momento e aguardar resultados diferentes, esta é a definição de insanidade”, disse Albert Einstein. Será que as mesmas ferramentas o levarão a novos campos? O universo está verdadeiramente encarando uma nova era. Uma era completamente digital, que está mudando as coisas tão mais rápido que estamos com complexidade de acompanhar o ritmo. Isso acontece em nossas vidas pessoais – notamos nossos filhos utilizando tecnologia não como um final, mas como um meio.
E também com os nos nossos negócios. Tenho escutado diversos empresários e executivos preocupados e frustrados por não conseguirem aprender inteiramente esse cenário em frequente alteração. Eles são induzidos a escutarem tuas agências e consultores, que várias vezes têm sua própria agenda por trás da conversa. Os negócios se transformam, por causa de as sociedades mudam. Se não mudarem, eles fecham. E não importa o quão enorme ou dominante você foi no passado. Vimos recentemente 2 negócios icônicos nos EUA fecharem as portas: Toys R us e Sports Authority.
Duas empresas que relutaram em adotar o digital no centro de suas estratégias. As companhias que não perceberem essas modificações, têm um tempo de existência muito curto pela frente. A era digital é cruel e, de algum jeito, mal compreendida. Porém, algumas companhias estão de fato batalhando pra aprender que esta “mudança” é uma frequente de imediato e ainda teimam em tocar seus negócios da mesma forma que as fizeram aparecer onde estão.
Adivinha só, isso não vai funcionar nos próximos dez anos. Talvez nem ao menos para os próximos 3! Contar que tua bacana e velha agência habitual de publicidade guiará teu caminho para a nova era é o mesmo que solicitar pra teu avô de 80 anos levá-lo para surfar na primeira vez.
- 6- LABRADOR RETRIEVER
- quatro – Como elaborar uma lanchonete
- Queda na motivação
- Vírus São Encontrados Em Placas
- Chá De redução de peso -chá De redução de peso Até 17kg
Isso ou melhor, desse jeito, que o mais bacana caminho é procurar uma agência native digital liderada por millennials? Pode parecer uma encruzilhada ter tua equipe de marketing e sua agência compartilhando uma coisa e o board e os benchmarks apontando para outro lado. Quem está correto e o que você deveria fazer?
Vou criar este artigo um tanto dos meus vinte anos de experiência como um nativo “business-digital”, tendo liderado tanto startups quanto corporações em grau regional. Não há dúvida fortemente que há um ponto muito bom de equilíbrio entre a compreensão do acelerado e “impaciente” time de millennials e a experiência ponderada do time sênior.
Revelo a acompanhar minhas 5 dicas fundamentais de como escolher o parceiro impecável pra ajudá-lo a apreender a Era Digital e a executar a transformação digital que teu negócio requer. Nem uma consultoria estratégica da velha guarda muito menos uma agência habitual. Realmente, esses mesmos negócios estão passando por uma profunda transformação.
Isso visto que se deram conta de que não possuem hoje em dia o portfólio de conhecimento imprescindível para transmitir valor aos compradores. Vimos ao longo dos dois últimos anos consultorias estratégicas comprarem agências digitais, no Brasil e no universo, pra agregar valor aos negócios pros quais trabalham. Busque uma corporação que navegue em ambos os mundos para dar um sólido discernimento de negócios. Mas também um profundo conhecimento do ágil e muito bom meio ambiente digital. Não acredite em soluções milagrosas (e acredite, você vai almejar achar uma)! Uma transformação digital cobre definitivamente todo aspecto do negócio.
Não será só o lançamento de um super e-commerce que recuperará o market share. Não será tampouco uma magnífica solução de atendimento ao comprador, completamente automatizada pela inteligência artificial que salvará seu índice NPS. O Digital é um serviço de formiguinha, diário, disciplinado e integrado. Certamente, ter pessoas diferentes gerenciando aspectos diferentes do “negócio digital” não ajudará em nada. O primeiro passo é centralizar, anexar operações digitais e depois, no momento em que estiver maduro, descentralizar e delegar iniciativas digitais pra todas as unidades de negócio (que deverão permanecer integradas entre elas).
Você consegue fazer uma transformação digital por conta própria? Provavelmente sim, no entanto a que custo? Minha opinião é buscar auxílio externa. Ela irá trazer uma nova visão, fresca e diferente para o teu negócio. É como se você estivesse começando a treinar (para emagrecer, ganhar condicionamento ou correr uma maratona), uma vez que é muito mais rápido e acessível ter uma pessoa mostrando os atalhos e orientando durante o percurso. Somente após sua corporação ter entendido totalmente e aprendido com os insights e benchmarks externos é que você internaliza a responsabilidade da continuidade dessa transformação. Não cometa o defeito de achar que todos os adolescentes (native digital) entendem o lugar de negócios digital. Não entendem. Ainda não estão prontos.