Isso mesmo, hoje vamos aprender a criar uma rede sem fio, ou com fio, em casa, e com objetos, dito básico. A família do século XXI é conectada. O pai, a mãe e os filhos em idade escolar ou na faculdade estão na web a maioria do dia. As gerações mais algumas há muito já substituíram a Tv pela telinha do micro ou do notebook. Em um ambiente como este a rede doméstica torna-se fundamental, principalmente pra impedir conflitos na hora de usar esse ou aquele computador.
Primeiro, vamos perceber o conceito de rede de modo mais ampla. No mundo wi-fi de hoje, a rede é bem mais do que pcs ligados por cabos coloridos que se espalham pela moradia. Apenas como modelo, vamos sugerir um paradigma de rede com um roteador wi-fi, um pc desktop, um laptop, um HD externo para compartilhamento de detalhes, uma impressora, um celular e um videogame portátil.
Podemos criar variações infinitas, contudo achamos que nesse modelo cobrimos a maioria das ocorrências envolvendo redes domésticas, como acesso a internet, compartilhamento de documentos e mobilidade. O coração dessa rede invisível é o roteador wireless. Ligado ao cabo de teu provedor de banda larga, ele não apenas conecta seus computadores à web, como permite que todos os aparelhos que adotam o protocolo Wi-Fi (“wireless fidelity”, ou fidelidade sem fios) fiquem ligados entre si. Sua instalação é relativamente simples e não exige grandes conhecimentos de informática. O maior segredo é escolher o ponto claro para colocar o aparelho, de maneira que seu sinal possa ser captado em todos os ambientes da moradia.
Vale a lembrança: o sinal tem alcance de 20 a 50 metros, porém fica mais fraco à medida que paredes e demais obstáculos se interpõem. Para efeito ilustrativo vamos sonhar que seu modem de banda larga está conectado no desktop. Então, existe um cabo de rede que é conectado ao seu micro computador, direito? Tudo que você deve fazer é conectar esse cabo na entrada do roteador e ligar a saída do roteador à entrada de rede do computador.
Logo depois, basta colocar o CD com o software que acompanha o roteador em teu Pc e seguir as instruções pela tela. Um passo importantíssimo é a segurança do roteador. Você deve fechar a rede, quer dizer, não deixar o sinal aberto. Para esta finalidade, é só pôr uma senha de acesso à tua rede. Essa é a tarefa que necessita de mais atenção pela hora de configurar o aparelho.
Siga atentamente as instruções do manual e impeça que vizinhos e demasiado pessoas acabem tirando uma casquinha da banda de navegação da tua moradia. Desktop, Impressora e HD externo, a Central de Mídia na sua rede! Uma vez configurado e em funcionamento, o roteador neste instante criou a rede, mesmo que virtualmente. Antes de demonstrarmos as vantagens pros outros equipamentos e como será o acesso em qualquer um deles, vamos nos concentrar no Trio Desktop, Impressora e HD Externo. Juntos eles formarão o coração central de operação de tua rede doméstica. Vamos esclarecer em razão de a possibilidade pelo HD externo.
- Proporcione uma experiência impressionante aos seus compradores
- Decoração com fotografias ampliadas no quarto
- Viva Decora (iOS e Android)
- BNDES, ANCINE, ANA, FINEP, FBN, CONAB, DPU, ANEEL, ANATEL, e outros
- Qualidade DAS RÉPLICAS
Mas, pra que teu HD externo possa ser enxergado pela rede, você tem que compartilhá-lo. Pra isso, irá ao Windows Explorer, clique com o botão correto no ícone do HD e selecione “Propriedades”. Depois na aba “Compartilhamento”, clique em “Compartilhamento Avançado”. No pop-up que se abrirá escolha “Compartilhar Pasta”. Depois clique em “Permissões”. Aqui vale a ressalva: você poderá relatar quem poderá só consultar os arquivos (por exemplo, ouvir um mp3 salvo no HD) ou quem poderá alterá-lo, como, tendo como exemplo, trabalhar num arquivo em word que esteja lá arquivado.
Ao terminar com as permissões, clique em “Aplicar” e volte clicando OK em todas as janelas abertas. Compartilhe bem como a impressora para que todos possam imprimir seus arquivos sem a indispensabilidade de estar pela frente do desktop. Para esta finalidade, vá em “Painel de Controle”, “Impressoras”. Clique com o botão correto a respeito do ícone da impressora padrão e selecione “Propriedades”.
Na aba “Compartilhamento” clique em “Alterar Opções de Compartilhamento” e marque “Compartilhar Impressora”. Pronto. Todos poderão imprimir de onde estiverem pela moradia. Notebook: rede em qualquer local. Super bem, tua central de mídia e impressão neste instante está pronta, sem demora é hora de curtir tua mobilidade. Os notebooks à venda no mercado em sua maioria agora vêm com placas wi-fi integradas.
Aliás, freguêses fazem pergunta e exigem objetos com esse tipo de tecnologia. Partindo do início que você tem um notebook – ou concebe adquirir um – com rede wi-fi integrada o próximo passo é fazê-lo conversar com a rede que prontamente está construída. O Windows Vista faz tudo isso quase que automaticamente.