O tempo está cada vez mais curto pra realizar as demandas no serviço e de residência. Mas você não joga a toalha e faz a mulher maravilha: deixa até de dirigir-se ao banheiro pra oferecer conta do recado. De duas, uma: a barriga incha e dói ou você tem a sensação de que existe um mar revolto no seu abdômen. A maioria das mulheres passa desta maneira – 66% de 3 029 participantes de uma pesquisa organizada na Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) afirmaram constatar qualquer desconforto gastrointestinal.
Quase metade (46%) se queixou de gases e 43% reclamaram de intestino confinado. “O pior é que diversas delas descobrem normal fazer cocô apenas duas ou 3 vezes por semana. “, alerta o presidente da FBG, Flávio Quilici. As intempéries causadas por um intestino fora de rumo afetam o cotidiano das entrevistadas: 89% confirmaram variação no humor, 88% perdem a concentração e 79% sentem que a existência sexual fica prejudicada. Responsável por serviço “pesado”, não é sempre que o intestino recebe a atenção que merece. Erro feioso: “O órgão não apenas absorve os nutrientes de que forma tá relacionado à imunidade.
Nossas defesas dependem dele! “, diz a nutricionista Ana Paula Del’Arco, coautora da procura. A realização de hormônios respeitáveis ao metabolismo e de serotonina (neurotransmissor responsável pelo bom humor) bem como está associada a um intestino saudável. Daí a credibilidade de você ajustar este barco. O estudo concluiu que as principais causas das alterações intestinais são hábitos ruins.
- Cores brasileiras
- Leia os termos do leilão
- seis MACA PERUANA
- Cuidados pela hora de fechar um contrato de locação para seu estúdio
- 2 negócios por dia proveitoso, um de manhã e outro à tarde (dez x 4) = R$ 12.080,00 /mês
- Reduz os sintomas de aflição e depressão
- 12 – Quando o membro conseguirá deixar o ambiente do exame
- vinte e cinco Caros Administradores
Aprenda a reconhecê-los de remoto e a acalmar tua barriga. Leia mais: Não consegue dormir bem? Sem tempo, você pede hambúrguer no serviço e, no momento em que chega em casa, tarde e cansada, aquece aquela lasanha que está no freezer. O superior dificuldade desses alimentos é a carência de fibras. “São feitos aproximadamente só com ingredientes processados”, alerta Flávio Quilici.
Presentes nas frutas, verduras, sementes oleaginosas, grãos e cereais integrais, como aveia, ameixa, mamão, laranja e feijão, as fibras instigam a contração do intestino (eliminam o tempo de trânsito dos alimentos nas vísceras) e, por reunir água, amolecem as fezes. Elas assim como são sérias no controle do colesterol e das taxas de açúcar no sangue.
A recomendação do Ministério da Saúde pra mulheres adultas é 25 gramas de fibras por dia. Para atingir essa meta, você tem que comer frutas e verduras em todas as refeições, de fonte cruas, com casca (quando possível) e bagaço, além de substituir massas e cereais refinados pelas versões integrais. Se você capricha nas fibras no entanto se esquece da água, poderá ser até pior.
Elas trabalham em parceria. “Sem líquido, as fibras ressecam o intestino e até dificultam a saída das fezes”, explica a endocrinologista e clínica geral Isabela Bussade, professora de pós-gradução da PUC do Rio de Janeiro. Assim sendo, não menospreze a indicação de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.