Existem 2 estilos distintos da saúde: determinantes biomédicos e sociais. Ambos conseguem ser benéficos pro bem -estar de um ser. Vamos ceder uma olhada em qualquer um separadamente. Se bem que não exista uma explicação única de saúde, os 3 componentes principais são respeitáveis para o nosso bem-estar geral. A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A título de exemplo, alguém é saudável se não tiver doenças ou enfermidades.
Determinantes sociais da saúde
Os determinantes sociais da saúde referem -se a condições econômicas e sociais que têm uma interferência direta pela saúde individual e em grupo. A saúde está intimamente relacionada ao ambiente de uma pessoa e à particularidade de tua vida. A diferença, a distinção, a pobreza e novas condições podem conduzir a problemas de saúde. Apesar de as especificidades desses fatores variem muito, alguns fatores são mais significativos que outros. Isto acrescenta educação, renda e status de emprego.
Alguns determinantes sociais são mais prevalentes em momentos de crises do que outros. As pessoas que vivem em áreas com poucos recursos têm maior perspectiva de sofrer de problemas relacionados à saúde. Eles assim como são capazes de ser expostos a substâncias nocivas no local de serviço. A inexistência de acesso à recreação e altas taxas de desemprego podem afetar a saúde de gerações inteiras. Ao chegar os determinantes sociais da saúde, queremos promover uma melhor saúde pública e apagar as disparidades entre os grupos.
Os pesquisadores estão começando a apreender o embate dos determinantes sociais na saúde. A Organização Mundial da Saúde definiu determinantes sociais como “as condições sociais nas quais as pessoas nascem e crescem”. Estas condições criam estratificação social, o que cria desigualdades de saúde. Alguns desses fatores bem como são capazes de contribuir pro surgimento de doenças como diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Até a depressão pode ser afetada por estas condições sociais. Portanto, é essencial chegar esses fatores o mais rápido possível.
Aspectos biomédicos da saúde
Tradicionalmente, o modelo biomédico se concentra nos fatores biológicos que afetam a saúde e o bem -estar de uma pessoa, excluindo quaisquer influências sociais, psicológicas ou ambientais. No Ocidente, é o principal paradigma pro diagnóstico de doenças. Não obstante, o paradigma biomédico foi desafiado pelos filósofos, que questionam seu valor como uma filosofia orientadora de saúde e doença. Esses argumentos normalmente acrescentam um debate sobre o sentido de saúde e doença, o papel do raciocínio reducionista e o valor das organizações globais.
Uma pergunta sério na ciência biomédica é o conceito de “saúde da população”. O termo saúde da população diz -se à saúde das populações, e seu estudo se concentra mais nos estilos biomédicos da saúde do que nos determinantes sociais da saúde. Essa discernimento é relevante pelo motivo de, ao contrário da compreensão popular, as populações não são só tipos naturais. Como tal, uma população poderá ser saudável em uma população, porém nocivo em outra.
O paradigma biomédico habitual tem suas raízes na separação cartesiana do organismo e da mente. Define doenças como resultado de lesão, infecção ou herança. Esse paradigma não explica os diversos fatores que afetam a saúde e o bem-estar individuais. Tais como, a dieta, o exercício e o emprego de medicamentos do sujeito estão correlacionados com as taxas de doenças cardíacas. Mudar a maneira como se gasta teu tempo fumando ou eliminando um vício prejudicial poderá afetar a saúde geral de uma população. Se você gostou deste artigo e amaria ganhar maiores informações sobre o conteúdo relacionado, olhe por este link www.brasilsemalergia.online mais detalhes, é uma página de onde peguei boa fração destas dicas.
Ótimas sugestões relacionadas aos assuntos deste artigo, você poderá gostar de: